Como o reconhecimento facial pode beneficiar sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Mulher realizando reconhecimento facial usando celular

O reconhecimento facial é uma prática para validação de usuários que pode ser usada de diversas formas por pessoas e empresas públicas ou privadas. Essa é uma solução que utiliza biometria ao capturar diversos pontos da face para identificar quem fez o acesso à ferramenta. 

Como ela tem diversas possibilidades de aplicação, a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado, o que torna essencial que as empresas entendam o seu funcionamento e benefícios. Dessa maneira, é possível se manter competitivo e ter mais segurança nas rotinas do negócio.

Você tem interesse nesse assunto? Então, confira este conteúdo para entender as aplicações e benefícios do reconhecimento facial para a sua empresa!

O reconhecimento facial no mercado

A biometria facial ganha cada vez mais espaço no mercado pela segurança que proporciona ao fazer o reconhecimento de forma rápida, sem exigir contato e com agilidade no processamento das informações. Inclusive, vale lembrar que a pandemia de coronavírus deixou em evidência a necessidade de evitar contatos desnecessários a fim de reduzir riscos de transmissão de doenças. 

Um dos pontos que impulsiona o crescimento do reconhecimento facial é a adesão da tecnologia pelo mercado. Diante disso, a tendência é que o setor que trabalha com essa ferramenta cresça até 18% até 2026

Além disso, um estudo realizado diante do cenário de pandemia, demonstrou que a busca por soluções de biometria facial aumentou de 6,2% das vendas do segmento de tecnologia inteligente para 13,7%. Isso significa que o aumento foi de 120%, números incríveis para o setor. 

Outra tendência é o uso da ferramenta para proteção de áreas com acesso restrito, fazendo o controle de quem entra e sai do espaço para proporcionar mais proteção. Além disso, a tecnologia também é aplicada como forma de pagamento contactless, trazendo mais possibilidades para o mercado.

Como essa tecnologia funciona

A tecnologia funciona com a captura da imagem do usuário que será convertida em dados, que ficam registrados no programa utilizado para fazer o reconhecimento. São cerca de mil pontos identificados e validados para criar uma espécie de CPF digital para a pessoa.

Dessa maneira, a cada acesso a captura dos dados é comparada com os registros do sistema para validar a entrada. Apesar de parecer simples, o sistema é complexo e conta com ferramentas importantes para aumentar a segurança, como a liveness detection, que é uma prova de vida do usuário. 

Em outras palavras, a tecnologia traz segurança porque não é suscetível a fraudes com uso de imagens capturadas, máscaras e outras práticas para enganar o sistema. Tudo isso é feito por meio de três etapas que explicamos:

  • captação e detecção da face do usuário;
  • conversão da imagem em dados;
  • validação com as informações do software. 

Aplicações da biometria facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia bastante versátil, então pode ser aplicada de diversas formas nas empresas. Se você ainda não conhece todas as possibilidades, confira a seguir quais são as principais.

Identificação de usuários

A segurança nos ambientes digitais é essencial para as empresas, que podem ser responsabilizadas pelas falhas e fraudes, e para os usuários, que sofrem prejuízos diante de vazamento de informações e acessos feitos por terceiros. 

Normalmente, isso é feito com o uso de senhas, biometria da impressão digital, autenticação de dois fatores ou, nas opções mais modernas, o reconhecimento facial. Ela pode ser usada em sites, e-commerces, internet banking  e outros aplicativos.

Proteção de dados

Uma das principais preocupações nas empresas é o combate às fraudes corporativas. A legislação traz diversas medidas de combate à corrupção e outras práticas que ameacem o sistema financeiro. Em complemento, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) traz requisitos que devem ser observados pelas empresas sobre o tratamento de dados e a segurança das informações.

Assim, um dos pontos fundamentais é a proteção das ferramentas digitais, que também pode ser feita com a biometria facial. É possível gerenciar acesso a softwares de gestão, sistemas bancários, e-mails e outros sistemas usados na empresa. 

Controle de acesso físico

O controle de acesso físico é feito para manter um registro sobre as pessoas que entraram e saíram do local, os horários em que isso aconteceu e, até mesmo, evitar que terceiros entrem em espaços não autorizados. Nas empresas, é bastante comum que existam ambientes de circulação proibida para estranhos, exigindo medidas adequadas para evitar a prática.

Muitas empresas decidem fazer isso com a implementação de crachás e portarias, ou reconhecimento por biometria da digital. Porém, o reconhecimento facial é uma maneira mais eficaz e ágil para isso. E não se trata de simples controle de acesso: a ferramenta pode ser usada para tarefas como controlar embarques em aeroportos, fazer cadastros em eventos, entre outras.

Proteção de lockers

Os armários para guarda de objetos pessoais dos trabalhadores, uniformes e equipamentos de proteção individual são essenciais. Para isso, eles precisam ter segurança para que não sejam violados, caso contrário, o empregador pode ter problemas por não proteger o ambiente.

Cadeados e fechaduras simples, infelizmente, podem ser violados, diminuindo a eficácia dessa medida de proteção. Essa é outra aplicação do reconhecimento facial: os lockers usam a biometria para liberar a retirada de objetos. 

Vantagens de utilizá-la na empresa

Só de observar as aplicações do reconhecimento facial na empresa, já é possível observar algumas vantagens. Porém, se você ainda tem dúvidas, separamos três grandes benefícios que você pode aproveitar com essa tecnologia.

Valoriza a segurança

O uso da biometria facial nos processos das empresas dá ainda mais destaque para a segurança. O funcionamento da tecnologia é voltado à prevenção de fraudes e falsidade ideológica. Dessa maneira, todos os bens materiais e imateriais da empresa (como os dados), ficam protegidos com um controle de acesso mais eficaz.

Fácil integração

As ferramentas de reconhecimento facial são desenvolvidas de modo que possam ser integradas a outros sistemas com mais facilidade. O objetivo é que a empresa tenha condições de manter seus softwares ativos, apenas acrescentando funcionalidades ao integrá-lo com um software ou hardware que faça a captura de imagem, que será usada na biometria.

Facilidade de acesso

Por fim, o acesso é facilitado aos usuários. O processo de reconhecimento e muito rápido: em menos de 1 segundo a imagem é capturada e validada, evitando gargalos no acesso, especialmente em locais que podem ter filas. 

Como aplicar o reconhecimento facial na empresa?

Se você já se convenceu dos benefícios que o reconhecimento facial pode trazer para a empresa, é preciso ter ferramentas adequadas para conseguir aproveitar todo o potencial. Por isso mesmo, acreditamos que a FullFace é a solução ideal.

Temos uma plataforma completa com quatro soluções de biometria facial que incluem as aplicações que citamos no post. Dessa maneira, a sua empresa consegue implementar ferramentas completas para otimizar a segurança e o controle de acesso físico ou digital.

Deu para perceber que o reconhecimento facial traz diversas vantagens para a empresa e conta com aplicações excelentes para otimizar as rotinas do negócio? Então, não perca tempo e se organize para implementar essa tecnologia e aproveitar todos os benefícios.

Se você se interessou por essa solução e quer saber mais sobre as suas aplicações, acesse o site da FullFace e conheça mais sobre as soluções da plataforma lVision.

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta