Categorias
Conteúdo

11 podcasts sobre tecnologia que você precisa ouvir

Tempo de leitura: 4 minutos

As empresas que desejam crescer e se destacar no mercado precisam acompanhar as tendências e inovações para conseguir suprir as necessidades do público e manter a competitividade. Você sabia que é possível fazer isso ouvindo podcasts sobre tecnologia?

Esse é um tipo de conteúdo em áudio, como se fosse uma rádio. Porém, você escolhe o que quer ouvir e quando, além de contar com a possibilidade de baixar os conteúdos para escutar em outro momento. 

Se interessou por essa alternativa? Continue a leitura e conheça 11 podcasts de tecnologia que você precisa acompanhar para conhecer as tendências e inovações tecnológicas. Confira!

1. Braincast

O Braincast é feito pela B9 Company e produzido por Carlos Merigo, que é fundador e editor-chefe na empresa. Ele aborda temas sobre cultura digital, inovação, negócios, criatividade e tecnologia com uma linguagem leve e descontraída, ao mesmo tempo em que oferece conteúdos relevantes e inteligentes.

Além disso, os episódios são feitos com especialistas convidados para debater o tema escolhido. Para facilitar o acesso, ele é totalmente gratuito, basta escolher o melhor canal para acompanhar os conteúdos. 

2. Área de Transferência

O Área de Transferência é produzido por 4 profissionais de tecnologia que debatem as principais tendências e inovações high-tech. Eles são Bruno Casemiro, Guilherme Rambo, Gustavo Faria e Marcus Mendes, que criam os episódios para trazer insights e diferentes pontos de vista sobre as novidades do mercado.

O conteúdo é semanal e disponibilizado de forma gratuita, mas eles contam com um canal para arrecadar fundos por quem desejar auxiliar o grupo financeiramente. Os apoiadores podem sugerir novos temas, além de acompanhar as gravações ao vivo. 

3. Segurança Legal

Um tema essencial para as empresas é a proteção de dados e direitos relacionados à tecnologia. É exatamente sobre isso que o podcast Segurança Legal fala. Com conteúdos produzidos desde 2012, ele conta com grandes nomes entre os participantes: Guilherme Damasio Goulart, Doutor em Direito, e Vinícius da Silveira Serafim, mestre em ciência da computação. 

Os temas tratam de Direito da Tecnologia e Segurança da Informação, além de outros assuntos relacionados. Os episódios são produzidos para discutir temas que estão em alta, com uma análise imparcial, sempre baseada em estudos e fontes relevantes. 

4. UX Podcast

Quem consegue acompanhar conteúdos em inglês, pode conferir o UX Podcast. Ele aborda tecnologia, negócios e vivências pessoais de seus apresentadores no mercado digital — James Royal-Lawson e Per Axbom, ambos designers. 

Já são mais de 200 episódios produzidos com temas relevantes para empresas que focam em inovação, com convidados de diversas áreas para enriquecer as discussões. Um benefício de acompanhar esses conteúdos é ter uma visão mais próxima de outros lugares do mundo. As publicações são quinzenais, gratuitas e disponibilizadas em várias plataformas destinadas à produção de podcasts. 

5. Hipsters Ponto Tech

A Alura é uma plataforma especializada em cursos e formação em tecnologia e, em parceria com a Caelum, outra escola da área, desenvolveu o Hipsters Ponto Tech. Inicialmente, a empresa produzia um podcast com o site JovemNerd: o NerdTech. Porém, o sucesso dos conteúdos levou à criação de um canal exclusivo.

Com vários convidados especialistas participando dos episódios, contando com desenvolvedores e profissionais de diversos países. O podcast aborda temas sobre tecnologia, startups, ux, programação, design, gadgets e outras tendências. Assim, acompanhá-lo pode trazer insights interessantes para a empresa. O conteúdo é produzido semanalmente e o acesso é totalmente gratuito.

6. Cabeça de Lab

Entre os principais podcasts sobre tecnologia, não podemos deixar de falar do Cabeça de Lab. Ele é produzido pelo LuizaLabs, o laboratório de inovação e tecnologia do Magazine Luiza, ou apenas Magalu. A marca ganhou grande destaque no mercado nos últimos anos, então vale a pena acompanhar as ideias compartilhadas. 

Aqui, vale destacar que o foco da LuizaLabs é desenvolver soluções relevantes para os clientes por meio da tecnologia, sempre focando na melhor experiência para os consumidores. Disponibilizado por várias plataformas, ele lança episódios novos todas as sextas-feiras para discutir temas sobre inovação, tendências e negócios. 

7. Mupoca

O Mupoca é outro podcast do grupo B9, com um tom mais descontraído para tratar de comportamento, atualidades, tecnologia e variedades. A ideia é um canal diferenciado, com uma conversa leve e informal — em sua descrição, fica clara a ideia de um bate-papo como se estivessem  em uma mesa de boteco. 

Para isso, os episódios dão produzidos com convidados variados, sempre focando a conversa em um tema específico. Considerando que, muitas vezes, acompanhar as tendências e conteúdos se torna difícil pelas dificuldades da rotina e o próprio cansaço mental do trabalho, essa é uma maneira tranquila e divertida de se manter informado. 

8. Mulheres de Produto

O Mulheres de Produto é uma comunidade de mulheres que atuam ou desejam atuar com produtos digitais, ela fica hospedada no Slack, que é uma plataforma de comunicação comercial. O objetivo é a troca de experiência e auxílio mútuo, baseado na sororidade e, para isso, o canal passou a produzir podcasts.

Eles são produzidos por apresentadoras e profissionais mulheres como convidadas, dando destaque à importância da diversidade no mundo tecnológico. Os temas abordados tratam de inovações e tecnologias, com bastante foco em produtos e negócios. 

9. Wired 

O Wired é um site especializado em tecnologia, um dos pioneiros sobre o assunto. Ela conta com diversos podcasts para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia, falando sobre cultura, aplicativos, serviços, negócios, ciência e design. 

Alguns canais ainda trazem temas mais específicos, como cibersegurança, robótica, startups e outros relevantes. Apesar disso, a abordagem não é muito técnica, facilitando a compreensão. Dessa maneira, é possível obter informações interessantes e ótimas ideias para os negócios. Porém, vale destacar que os episódios são em inglês, então é preciso dominar a língua para acompanhar todas as novidades publicadas. 

10. The Changelog

Mais uma opção estrangeira que merece destaque entre os podcasts de tecnologia é o The Changelog. Ele conta com episódios semanais que abordam startups, inteligência artificial, machine learning, softwares e ciência. 

Os apresentadores são Adam Stacoviak, especialista em desenvolvimento de produtos, e Jerod Santo, que tem uma empresa de personalização de softwares. Os conteúdos tratam das últimas notícias da área em conversas com líderes e desenvolvedores, debatendo as novidades e tendências do mercado. 

11. Ideacast

A Harvard Business Review, ou HBR, é uma das maiores revistas sobre gestão empresarial e criou o Ideacast. Ele é, basicamente, uma versão em áudio das publicações feitas, trazendo entrevistas com gestores, cientistas, jornalistas e outros profissionais para falar sobre temas relacionados ao mercado e negócios.  

Produzido por dois editores da revista, Alison Beard e Curt Nickisch, o podcast é gratuito e faz publicações semanais trazendo insights sobre inovação e tecnologia, com o objetivo de ajudar os empreendedores em negócios de diferentes portes. 

Agora que você já conhece as principais dicas de podcasts sobre tecnologia, aproveite para organizar a rotina e conferir os conteúdos. Dessa maneira, é possível acompanhar as tendências e ter os melhores insights para o seu negócio. 

Quer conferir outras dicas? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos: no LinkedIn você confere todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta