Onboarding digital: entenda a importância para os serviços bancários

Tempo de leitura: 3 minutos

Onboarding digital: imagem de rosto de asiático

O processo de onboarding digital traz diversos benefícios para o setor financeiro, mas ainda enfrenta resistência por algumas empresas do setor pelas preocupações com a segurança da informação.

Enfrentar mudanças exige preparo, mas é um desafio necessário. Você também passa por isso?

Isso é realmente comum, o que torna fundamental discutir a importância que o onboarding digital proporciona e como é possível implementar essa estratégia. É sobre isso que falaremos neste post, acompanhe!

Quais são os desafios do onboarding tradicional?

O onboarding é aquele processo de captura e cadastros de clientes: ele comparece à instituição, faz o cadastro, assina documentos e escolhe senhas, geralmente após longas filas. Não podemos negar que seja um processo normal, mas no cenário atual ele não é mais adequado.

O tempo é extremamente valioso, então precisar se deslocar, enfrentar trânsitos e filas, aguardar a análise e cópia de documentos, pode se tornar um impeditivo para os clientes. Mesmo que parte do procedimento seja feito de forma digital, quando a presença é exigida isso atrapalha a experiência do consumidor.

Considerando o crescimento dos meios digitais e que diversos serviços já são contratados sem a presença do consumidor, contando com processos totalmente online, se manter exigindo os meios tradicionais também pode afastar os clientes. Não tem como se manter competitivo, quando não se considera a experiência do usuário e formas de facilitar o dia a dia.

A importância do onboarding digital

O onboarding digital é uma ferramenta que ajuda a manter a competitividade e conquistar os clientes, além de agilizar os processos. Mesmo que não tenha o contato direto com o cliente, ele permite a realização de diversas ações importantes para o negócio.

Você pode oferecer materiais que ajudem no uso da plataforma, mostrar conteúdos ricos e sempre pensar nas melhores funcionalidades para o consumidor. A facilidade de uso com o banco digital ajuda a atrair clientes, então aproveite isso para incentivar o uso do seu produto. Um complemento importante para isso é oferecer um sistema intuitivo, afinal, o foco é a praticidade.

Ferramentas muito complicadas, que não tenham informações claras sobre os passos, afastam os clientes devido à dificuldade e, até mesmo, à insegurança que isso traz. Para complementar, use ferramentas que incentivem o cliente a conhecer os produtos e utilizá-los.

Como funciona o onboarding digital?

O onboarding digital é feito com diversas etapas de validação e auxílio ao usuário, que acessa a plataforma ou aplicativo pelo computador, celular ou tablet. É bastante simples — ele deve inserir todos os dados e documentos, para que as informações sejam validadas. Uma prática comum para auxiliar na segurança é solicitar o envio de fotografias dos documentos.

Normalmente, a preocupação com esse tipo de processo é a segurança, já que poderia ajudar na prática de fraudadores que tenham acesso aos documentos. É aqui que as medidas de proteção aplicadas fazem toda a diferença.

Não é porque o cliente não compareceu pessoalmente portando o seu documento de identidade que não é possível garantir a validade dos dados. Nesse momento, tecnologias de análise de documentos e a biometria facial fazem toda a diferença, já que identificam o usuário por meio de selfies, comparando com os demais registros obtidos.

Como o reconhecimento facial auxilia no onboarding digital?

O reconhecimento facial é uma tecnologia que pode avaliar mais de mil pontos da face, a fim de garantir a segurança no processo de validação e a identidade do cliente. Ela é feita com base na captura da imagem do usuário feita na hora.

A biometria facial  compara a imagem com o registro, como o da identidade, e também usa sistemas liveness detection, que identifica se o usuário está vivo. A ideia é impedir fraudes com reprodução de imagens, vídeos, máscaras, etc. Dessa maneira, mesmo à distância é possível ter mais segurança no onboarding.

Com este conteúdo, deu para perceber como a tecnologia e o onboarding digital são importantes para os serviços bancários. Os usuários buscam cada vez mais praticidade e ter que comparecer a agências vai contra esse desejo. Por isso, a solução online é essencial, mas cabe à instituição procurar sempre soluções de proteção para a validação de dados e combate às fraudes, especialmente com o reconhecimento facial.

Então, gostou deste conteúdo? Para acompanhar outras dicas interessantes, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog em seu e-mail!

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta