Prova de vida no reconhecimento facial: conheça a Liveness Detection

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já conhece a tecnologia Liveness Detection no reconhecimento facial? Essa é uma ferramenta importante para a prova de vida dos usuários.

O reconhecimento facial é uma ferramenta de biometria que avalia os padrões da face para fazer a identificação do usuário. Porém, se ele analisa apenas os traços, seria possível utilizar fotografias ou vídeos para burlar o sistema? É aqui que a tecnologia Liveness Detection, ou prova de vida, se torna essencial.

A aplicação de medidas para impedir que terceiros invadam o sistema é um requisito importante para contar com a biometria facial, afinal, se a ideia é trazer segurança ao identificar as pessoas, o objetivo é que não seja possível cometer fraudes, certo?

Por isso, neste conteúdo vamos conversar sobre como funciona essa prova de vida e os benefícios de adotar o reconhecimento facial na sua empresa. Boa leitura!

O que é a ferramenta de Liveness Detection?

A Liveness Detection é a tecnologia que detecta se a identificação é feita com um indivíduo real e vivo, em vez de utilizar imagens de terceiros e outros artifícios para fraudar o sistema de biometria. De forma resumida, é uma medida de proteção que aumenta a segurança do sistema de reconhecimento facial.

O objetivo é ir além da simples detecção de semelhança entre a imagem recebida e os dados do sistema ele diferencia características do indivíduo ao vivo com a reprodução de cópias que podem ser feitas por fotos, vídeos, máscaras e outros artifícios.

Assim, ele considera e compara os aspectos e traços presentes em imagem 2D, representação digital ou impressão em 3D com as características esperadas nas imagens ao vivo para identificar e combater as tentativas de spoofing.

Como essa tecnologia funciona?

O reconhecimento facial com Liveness Detection pode ser feito com um processo ativo ou passivo. Cada um tem características específicas e pode ser usado separadamente ou em conjunto, mas a seguir você entenderá como eles funcionam e suas diferenças.

Liveness Detection Ativo

O processo de Liveness Detection nativo é feito quando o sistema solicita que o usuário realize alguma ação específica, como piscar, sorrir ou fazer determinados movimentos no rosto, sempre com opções que não poderiam ser simuladas. Inclusive, essa é a ferramenta utilizada para a prova de vida digital, que começou a ser utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em agosto de 2020.

Liveness Detection Passivo

O modelo passivo não precisa que o usuário realize interações solicitadas pelo sistema, pois a segurança é garantida por meio de algoritmos específicos que detectam as microvariações de angulação e iluminação das  imagens enviadas, impossibilitando a utilização de fotos e vídeos para a realização do processo de autenticação. Eles capturam os dados biométricos da face em alta qualidade, para verificar a identidade do usuário.

Nesse caso, além de aumentar a segurança da validação, a ferramenta também traz mais agilidade. A realização de uma série de movimentos a cada login ou na entrada de um estabelecimento pode gerar atrasos e transtornos, sem contar os possíveis constrangimentos aos usuários. Assim, é importante contar com opções mais amigáveis.

Quais são os benefícios do reconhecimento facial?

O primeiro benefício, sem dúvidas, é a segurança no acesso. Não surgem riscos como o vazamento de senhas, já que é exigida a presença do usuário para o reconhecimento facial, então essa é uma ferramenta bastante eficiente para a prevenção de fraudes.

Outra vantagem é que essa é uma tecnologia contactless, pois o reconhecimento é feito pela proximidade e é possível encontrar dispositivos que funcionam em diferentes distâncias. Isso evita a contaminação de superfícies e traz mais segurança para a saúde dos usuários.

A experiência do usuário, que é um fator muito relevante na escolha de sistemas para a empresa, também é aprimorada. Como o reconhecimento é feito de forma rápida, especialmente com o processo passivo, ele conseguirá lidar melhor com a etapa de validação da identidade.

Ademais, a biometria com Liveness Detection previne a prática de fraudes pelo uso de imagens que podem ser facilmente obtidas na internet, principalmente com o grande uso de redes sociais para compartilhar fotos e vídeos.

Para aproveitar todos os benefícios, sem prejudicar a segurança, é essencial contar com ferramentas de qualidade. Na FullFace você encontra soluções completas para o reconhecimento facial com a tecnologia Liveness Detection e diferenciais importantes para a empresa, como o uso de 1024 pontos de referência na face e sem armazenamento de imagens, tornando o processo compliance à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Gostou do conteúdo? Se você busca uma boa ferramenta de biometria facial, acesse o site da FullFace e confira as nossas soluções!

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta