Inteligência Artificial na sociedade: quais as oportunidades?

Tempo de leitura: 5 minutos

Inteligência Artificial: mão segurando a lâmpada com ícones de computação e tecnologia em nuvem

A Inteligência Artificial (IA) é um termo que abrange os computadores e softwares que tem um funcionamento semelhante ao dos humanos, então o sistema consegue analisar dados, criar categorias, fazer recomendações e, até mesmo, tomar decisões.

Portanto, essa tecnologia tem grandes impactos na sociedade e traz oportunidades importantes para o mercado, proporcionando inovação e diferenciais que podem ser implementados pelas empresas para melhorar a experiência dos clientes.

Mas, afinal, quais são as oportunidades e benefícios da Inteligência Artificial? Essa é uma dúvida comum, então preparamos este conteúdo para falar sobre o assunto. Vamos lá?

Como funciona a Inteligência Artificial?

O sistema de IA é bastante complexo, então a sua construção exige atenção para que ela consiga desenvolver habilidades e características humanas, enquanto têm uma boa capacidade computacional. Afinal, o objetivo é superar o que os humanos são capazes de fazer.

Por causa disso, os dispositivos e softwares com Inteligência Artificial não são imutáveis. Eles contam com o Machine Learning, que faz com que a IA consiga fazer inferências e tomar decisões, sempre considerando experiências anteriores. Resumidamente, ela consegue evoluir.

Além disso, o sistema conta com outras ferramentas importantes para o melhor funcionamento do dispositivo, como:

  • neural networks ou redes neurais: uma série de algoritmos que trabalham de modo semelhante às células neurais humanas, identificando a relação que existe entre diversas variáveis e processam os dados como o nosso cérebro faz;
  • visão computacional: esses algoritmos compreendem imagens após fazer uma decomposição e estudar as diferentes partes, o que ajuda no processo de aprendizado;
  • Natural Language Processing (NLP): a máquina lê, entende e interpreta uma linguagem para que possa responder de acordo;
  • computação cognitiva: algoritmos que tentam replicar as ações do cérebro humano em relação a texto, fala, imagens e objetos.

Quais são as oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial traz grandes oportunidades, mas se você realmente deseja entendê-las, é preciso desmistificar a ideia de que ela extinguirá postos de trabalho e substituirá completamente a mão de obra humana.

É certo que ela pode substituir algumas funções, mas as etapas de validação humana ainda serão necessárias, exigindo a contratação de trabalhadores. Além disso, nem todas as atividades podem ser realmente substituídas pela IA.

O importante é acompanhar as tendências para compreender como se manter competitivo e se adequar às mudanças.

Novas percepções na análise de dados

O Big Data é uma tendência essencial para os negócios: com a coleta e análise de diversos dados para ajudar na tomada de decisão e desenvolver melhores estratégias, é possível otimizar a gestão e obter melhores resultados.

Porém, analisar todas essas informações é uma tarefa complexa, que não pode ser concluída por nós, humanos, em escala empresarial. É preciso ter tecnologias que façam isso, sendo que a Inteligência Artificial é a principal ferramenta utilizada.

Além disso, com a capacidade de aprendizado, a rapidez e a precisão nessa análise, a empresa consegue ter acesso a novas percepções e tendências percebidas pelo sistema.

Aumento da produtividade

Essa tecnologia pode ser utilizada para agilizar os atendimentos realizados e outras tarefas envolvidas na rotina empresarial, como a análise de dados. Assim, os colaboradores conseguem ter mais tempo para focar em outras rotinas que não podem ser substituídas pela Inteligência Artificial.

É importante validar algumas das tarefas realizadas pela IA, já que ela ainda não consegue contar com fatores relevantes para as decisões e que são características humanas essenciais — a dificuldade para aplicar o bom senso e a possibilidade de que ele gere decisões parciais.

No entanto, mesmo implementando tal etapa de validação, isso ainda agilizará os demais processos internos. Como resultado, a empresa terá uma equipe mais produtiva.

Melhoria na experiência do cliente

Esse é um dos fatores que influenciam no sucesso de um negócio. Se eles têm uma boa experiência na sua empresa e saem realmente satisfeitos com o atendimento prestado, as chances de que eles retornem em outras oportunidades e façam propagandas positivas são maiores.

Nesse caso, o poder de análise de dados e as demais características da IA ajudam a desenvolver estratégias mais eficazes e melhorar o atendimento que você oferece aos clientes.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo MIT Technology Review Insights abordando 1004 líderes de negócio, descobriu que o departamento mais ativo na implantação da tecnologia de Inteligência Artificial é o de atendimento ao cliente, correspondendo a 60% dos interessados. E a tendência é que em 2022 esse volume atinja 73%.

Quais são os benefícios disso para experiência do cliente?

Bom, as oportunidades têm aplicação ampla nos negócios, mas é possível aproveitar todo esse potencial para otimizar a experiência do cliente. Esse é um processo de transformação bem interessante, então explicamos os principais pontos, veja só!

Possibilidade de automatizar atendimentos

Os atendimentos automatizados são ótimos para melhorar a experiência do cliente. Como todo o processo é conduzido pela IA, é possível evitar a formação de filas de espera para ser atendido, além de proporcionar respostas mais rápidas para solucionar problemas. Aqui, os chatbots e assistentes virtuais são bons exemplos de como isso pode ser feito.

Outra possibilidade é o autoatendimento. Com essa tecnologia, cada vez mais os clientes podem fazer todo o atendimento sozinho, sendo que a IA terá como função oferecer instruções, esclarecer dúvidas e resolver problemas. Outra forma de tornar os serviços mais ágeis e facilitar a rotina do consumidor.

Mais personalização para o cliente

A IA consegue analisar os dados para ajudar na compreensão das necessidades dos clientes. Primeiro, isso ajuda a fazer mudanças na estratégias e adotar medidas que atendam aos desejos do público.

Sabe por que isso acontece? A Inteligência Artificial consegue encontrar padrões e fazer a análise preditiva para identificar a probabilidade de que os clientes tenham determinados comportamentos.

Com base nisso, a empresa pode desenvolver os produtos e serviços que supram essa necessidade. Como resultado, os consumidores terão a experiência de  ter itens desenvolvidos para o seu perfil, o que aumenta a sua satisfação.

Melhoria nas estratégias de marketing

Da mesma maneira que a IA pode ser usada para personalizar produtos e serviços para os diferentes perfis de clientes, os dados também podem ser utilizados para o desenvolvimento de estratégias de marketing.

A tecnologia consegue avaliar todas as informações para analisar o comportamento dos consumidores e criar campanhas mais direcionadas, que terão mais chances de atingir os objetivos desejados.

Como fazer uma autenticação mais segura dos usuários?

Um dos pontos essenciais para o uso da Inteligência Artificial é que todos os acessos devem ser seguros, afinal, ela lidará com os dados do sistema. Para isso, a empresa precisa ter boas alternativas para a autenticação. Mas como fazer isso?

A nossa dica é contar com a biometria facial como forma de validar os dados do usuário. Esse tipo de sistema identifica mais de mil pontos do rosto da pessoa, com estratégias anti fraudes como a liveness detection, em que se verifica o reconhecimento feito em um organismo vivo.

Isso ajuda a combater o acesso indevido por terceiros e o vazamento de informações, duas situações que podem trazer muitos prejuízos para o negócio.

Como vimos, a Inteligência Artificial traz grandes oportunidades para a sociedade e pode ser utilizada pelas empresas em diversos processos, especialmente na melhoria de experiência do cliente. Dessa forma, é possível otimizar os processos internos e obter melhores resultados.

Gostou dessas dicas? Para acompanhar outros conteúdos incríveis, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog em seu e-mail!

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta