O que é Gestão de Identidades e Acessos (IAM)?

Tempo de leitura: 3 minutos

Gestão de identidades e acessos: homem clicando em cadeado representando uma rede de segurança de dados holográfica

A Gestão de Identidades e Acessos (IAM), do inglês Identity and Access Management, é um conjunto de processos, tecnologias e políticas criados para gerenciar as identidades eletrônicas ou digitais. Fazem parte das medidas de segurança da informação que devem ser adotadas pelas empresas. 

Com a computação em nuvem, trabalho com acesso remoto e crescimento do uso da tecnologia no dia a dia das pessoas, essa proteção se torna essencial para reduzir os riscos de acessos indevidos, sequestro e vazamento de dados.

Quer saber como funciona e os benefícios da IAM para a sua empresa? Então continue a leitura deste post e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a Gestão de Identidades e Acessos?

Na Gestão de Identidades e Acessos, o sistema gerencia diversas funções e privilégios de usabilidade. Assim, diante de uma tentativa de login, ele verifica se o usuário tem ou não permissão para acessar os dados e, se for o caso, limita o uso da plataforma.

Então, basicamente, a IAM cria uma identidade digital para o usuário e controla o acesso, sempre de acordo com as políticas de segurança implementadas pela empresa. Por causa disso, ela consegue exercer funções como:

  • identificação dos indivíduos no sistema;
  • atribuição de função a cada usuário, conforme as permissões atribuídas;
  • adição, remoção e atualização dos indivíduos e de suas funções no sistema;
  • atribuição dos níveis de acesso para uma pessoa ou grupo de usuários;
  • registrar históricos de acesso ao sistema e elaborar relatórios de uso;
  • proteção dos dados confidenciais da empresa;
  • proteção do próprio sistema que utiliza a IAM. 

Com tantas atribuições, fica fácil perceber por que o sistema é tão importante: ele é a ferramenta ideal para empresas que se preocupam com a segurança da informação e precisam de meios eficazes para realizar o controle de acesso de usuários. 

Quais são os benefícios que a IAM proporciona?

Por ser um sistema flexível, com diversas possibilidades para criar fluxos, definir privilégios e determinar as formas de acessos, ele já é bastante vantajoso. Mas é possível encontrar ainda mais benefícios ao aplicar a IAM na sua empresa. Veja só:

Diminui a complexidade dos acessos

O sistema é voltado para a agilidade e segurança, então ao mesmo tempo em que ele faz a gestão dos acessos, ele diminui a complexidade e aumenta a proteção das contas. Não é preciso utilizar diversas senhas (e lembrar de todas), pois o usuário tem uma identidade digital cadastrada, é possível reduzir erros, esquecimentos e evitar fraudes, além de facilitar a automatização de muitas tarefas envolvidas.

Centraliza a gestão dos usuários

Esses sistemas contam com dashboards completos, que trazem as diferentes informações sobre acessos, indicadores e criação de relatórios. O benefício é que as pessoas responsáveis pelo setor terão acesso fácil a todos os dados necessários para acompanhar a estratégia e entender os detalhes de uso dos usuários, com horário de login, dispositivo usado e outros detalhes que ajudam a verificar a segurança dos acessos. 

Reforça a segurança de fluxos de informação

Todas as ferramentas utilizadas e o próprio sistema de Gestão de Identidades e Acessos trazem mais proteção para os fluxos de informação da empresa, então atua de forma preventiva para fraudes conhecidas, como phishings, sequestro de dados, vazamentos e acessos não autorizados a informações confidenciais.

Como fazer a Gestão de Identidades e Acessos?

A IAM é implementada utilizando sistemas que fazem a autenticação do usuário de forma eficaz e eficiente, caso contrário, ela não atingirá o seu objetivo. Porém, existem diferentes maneiras de autenticar os acessos. Para aumentar a segurança, é comum utilizar a de dois fatores, que exige uma senha e outra ferramenta, como uma senha enviada por e-mail, SMS ou app. 

Contudo, uma maneira de trazer mais segurança para todo o processo é utilizar a biometria facial em conjunto com a IAM. Assim, é feita a coleta da imagem do usuário e, depois, ela será comparada com os dados arquivados para validar a identidade.

Na FullFace você encontra soluções de reconhecimento facial inovadoras, que avaliam cerca de mil pontos no rosto do usuário e contam com um sistema que faz a análise de prova de vida, combatendo tentativas de fraude. Assim, você conta com uma solução inteligente e inovadora para implementar a Gestão de Identidades e Acessos na sua empresa.

Então, ficou interessado nessa solução? Acesse a página de Soluções da FullFace para conhecer os nossos serviços!

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta