Contactless: tudo sobre essa tecnologia para pagamentos sem contato físico

Tempo de leitura: 3 minutos

Descubra como funciona a tecnologia Contactless para fazer pagamentos sem contato físico e como isso pode beneficiar a sua empresa!

A tecnologia Contactless ganha cada vez mais espaço na sociedade. Potencializada pelas necessidades de evitar contato físico que surgiram em 2020, a opção já vinha crescendo em 2019 e se tornou uma grande tendência.

Como o próprio nome diz, traduzido para o português, a tecnologia permite a realização de tarefas, como pagamentos, sem contato físico — nada de pegar dinheiro na carteira ou digitar senhas em maquininhas de cartão.

Quer entender como funciona essa forma de pagamento e os benefícios que ela proporciona para as empresas? Então continue a leitura deste post!

Quais são os tipos de pagamentos com tecnologia Contactless?

Entender o conceito de Contactless não é difícil, mas as dúvidas surgem quando se pensa em como isso é colocado em prática. Existem várias maneiras de fazer isso, então listamos as principais para que você entenda as soluções existentes.

Aproximação

A tecnologia por aproximação é comum em celulares e cartões de crédito ou débito. É bem simples o comprador aproxima o smartphone com aplicativo de pagamento, ou um cartão habilitado para essa função de maquininha que faz a leitura dos dados.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial parece cena de filme, ou tecnologia de ponta acessível apenas para poucas pessoas, mas já faz parte da realidade dos consumidores. Com recursos avançados que analisam até mil pontos do rosto do cliente, eles autorizam o pagamento ao reconhecer o usuário.

Extremamente seguro, já que também conta com ferramentas para evitar que fotografias e vídeos possam ser utilizados para fraudar o sistema, ele pode reconhecer o consumidor e realizar a transação automaticamente a partir de câmeras e qualquer tipo de hardware, como celulares, tablets e webcams. Assim, a rapidez no atendimento se torna outra vantagem.

Reconhecimento de voz

Outra forma de utilizar a tecnologia Contactless é pelo reconhecimento de voz, identificando todas as características vocais, como timbre, entonação, intensidade e, até mesmo detalhes importantes como o sotaque. Dessa maneira, logins e senhas escritas também são dispensados para realizar as transações.

Reconhecimento de íris

A íris é a parte do olho responsável pela coloração e pode ser usada como forma de reconhecer a pessoa. Cada indivíduo conta com características específicas na íris, que é formada por diversas fibras musculares, como impressão digital. Dessa maneira, um aplicativo com leitor ótico identifica o consumidor e confirma o pagamento.

QR Code

O QR Code é uma tecnologia bem conhecida, uma imagem é fornecida pelo vendedor e deve ser lida utilizando a câmera do celular do comprador, utilizando programas específicos. Não é tão prático quanto as outras opções como o reconhecimento facial, porém, evita o contato e traz segurança para a transação.

Como é a adesão dos consumidores a esse tipo de pagamento?

De acordo com dados coletados pela Juniper Research, uma empresa especializada em pesquisas de mercado e Business Intelligence, a previsão é que o total de transações feitas com pagamento Contactless no mundo atinja US$ 2 trilhões em 2020. Para 2024, os números indicam que o valor será de US$ 6 trilhões.

Para explicar melhor esse cenário, também temos uma pesquisa feita no Brasil com dados colhidos em janeiro de 2020, ou seja, antes mesmo das medidas de isolamento se tornarem necessárias. A Capterra fez um levantamento demonstrando que 59% dos consumidores já realizaram operações de pagamento por aproximação, enquanto 57% fizeram o pagamento por QR Code.

Quer um dado ainda mais interessante? Metade dos consumidores que informaram não terem utilizado essa forma de pagamento disseram que isso acontece pela falta de oportunidades, pois os estabelecimentos não contavam com máquinas que aceitassem o Contactless. Basicamente, o uso só não é maior porque diversas empresas ainda não investiram nessa solução.

Quais os benefícios de adotar o pagamento Contactless na empresa?

Se você ainda tem dúvidas sobre o uso dos pagamentos Contactless, precisa entender quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, veja só:

  • agilidade no pagamento: eles tornam o pagamento mais rápido, então os processos da empresa se tornam mais ágeis;
  • qualidade do atendimento: a rapidez faz com que os clientes enfrentem menos filas para concluir as compras, então ficam mais satisfeitos;
  • redução de fraudes: essa tecnologia conta com criptografia e diversas proteções, então a sua empresa terá mais segurança ao realizar as transações;
  • democratização dos meios de pagamento: a tecnologia traz novas possibilidades para os consumidores e reduz a manipulação de dinheiro.

Nas opções que contam com biometria como o reconhecimento facial, existe ainda mais segurança, já que não é algo que possa ser replicado por fraudadores. Dessa forma, aproveitar a tecnologia Contactless para pagamentos é uma ótima opção para a sua empresa se destacar no mercado.

Este post esclareceu o assunto? Aproveite para se manter atualizado com outras informações incríveis sobre tecnologia seguindo as nossas redes sociais: Instagram e Linkedin!

Deixe o seu comentário abaixoFechar comentários

Deixe uma resposta